Folha de Pagamento no SIAFIWEB – Execução Orçamentária e Financeira

Folha de Pagamento no SIAFIWEB – Execução Orçamentária e Financeira

Folha de Pagamento no SIAFIWEB – Execução Orçamentária e Financeira

OBJETIVO

 

O curso tem como objetivo promover aos participantes a operacionalização da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA FOLHA DE PESSOAL NO NOVO SIAFI (NOVO CPR). No curso serão utilizados exercícios práticos aplicados diretamente no Novo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI (Novo CPR), com a demonstração da melhor forma de preenchimento das diversas telas do documento, evidenciando ainda a extração de informações para programação financeira.

 

PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, os executores da folha de pessoal no NOVO SIAFI e os técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira, bem como o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do NOVO SIAFI.

 

METODOLOGIA

 

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados, com aulas expositivas, apresentação de slides baseados na apostila e aulas práticas, com acesso direto no NOVO SIAFI, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

 

CARGA HORÁRIA

 

Total de 20 (vinte) horas a serem distribuídas ao longo de 5 (cinco) dias.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

1. Conceitos e Normas Aplicáveis à Folha;

2. Apresentação dos Tipos de Documentos;

3. CPR básico;

4. Principais Situações Contábeis de Folha de Pagamento;

5. Principais Naturezas de Despesa de Folha de Pagamento;

6. Tópicos sobre DDP.

 

MÓDULO II

1. Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Despesas (ABA DE PRINCIPAL COM ORÇAMENTO; ABA DE PRINCIPAL SEM ORÇAMENTO; ABA DE DESPESA A ANULAR);

2. Desconto (ABA DE DEDUÇÃO), Pagamento (ABA DE DADOS DE PAGAMENTO). Apresentar a Necessidade de emissão OB de Folha e de OB do tipo Banco com Lista de Credores. Apresentar as informações da Tela de Resumo para a programação Financeira e Efetuar o pagamento.

 

MÓDULO III – MODALIDADES DE PAGAMENTO: ORDENS BANCÁRIAS

1. Documentos de pagamento;

2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias (OBC-Crédito, OBP-Pagamento, OBB-Banco, OBD-Fatura, OBK-Cambio, OBR-Reserva, OBF-Folha, OBJ-Judicial, OBH-Processo Judicial);

3. Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro.

4. Prazos de pagamento;

5. Horários de emissão;

6. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias;

7. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura;

8. Roteiro para emissão da OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBCCrédito;

9. Atualização da rotina de OB (alteração de rotina em 2017 e em 2019);

10. Exercícios de Fixação.

 

MÓDULO IV

1. Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Encargos (ABA DE ENCARGO);

2. Compensações (ABA DE COMPENSAÇÃO);

3. Créditos (ABA DE CRÉDITOS).

 

MÓDULO V

1. Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de  Outros Lançamentos (ABA DE OUTROS LANÇAMENTOS), inclusive 13º salários e Férias sobre a nova sistemática implantada em 2018;

2. Demonstrar como reclassificar as despesas executadas na Folha e como estornar os valores Recebidos relativos a pessoal – Documento “DD” e Demonstrar as Ferramentas como regularizar Ordens bancárias canceladas, Documento de “DT” e “DB”.

 

REQUISITOS

  • Ter curso superior ou exercício profissional na área de pessoal, recursos humanos, contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de Siafi.

 

MATERIAL UTILIZADO

  • Apostila formada pela impressão de Slides utilizados no treinamento e parte teórica a cerca do sistema. Os custos relacionados à impressão dos materiais serão de responsabilidade do contratante.

 

INSTRUTOR

BRUNO HENRIQUE NUNES PEDROZO

Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013). Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª desde abril de 2014. Chefe do Núcleo de Contabilidade Analítica – NUCAN. Contador Responsável pelo TRT10. Ex-servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Analista em Ciência e Tecnologia (julho de 2010 a março de 2014) lotado na Setorial de Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Integração Nacional: Analista Administrativo (setembro de 2009 a julho de 2010), atuando na Setorial de Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Educação: Agente Administrativo (setembro de 2005 a setembro de 2009), desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira. Ministra treinamentos de: Tesouro Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil, Suprimento de Fundos, Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI, Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação, Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI. Já atuou como instrutor em diversos órgãos e empresas contratantes: ESAF, ENAP, ABOP, DLS Treinamentos, ONeCursos, FLX Treinamentos, MMP Cursos, Priori Treinamentos e Aperfeiçoamento, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Presidência da República – PR, Colégio Pedro II, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Impressa Nacional, Ministério do Esporte, Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Procuradoria Regional do Trabalho – GO, Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA, Tribunal Regional Eleitoral/RN, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Tribunal Regional Eleitoral/RR, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Ministério da Infraestrutura, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Ministério da Justiça e Segurança Pública.