PÚBLICO ALVO
Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos e oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional, de acordo com o novo Manual Redação da Presidência da República, em vigor a partir de 27/12/2018.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
• Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
• Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir documentos com propostas de recomendações e determinações, de acordo com critérios de clareza, convicção, concisão, exatidão, relevância e objetividade.
• Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.
METODOLOGIA
Modalidade (on-line), AO VIVO, síncrona aplicada através de plataforma institucional. A metodologia é interativa e estimula a reflexão; alterna exposição dialogada, contextualizada por meio de material didático, exercícios individuais/grupo, recursos audiovisuais, analisando documentos relacionados à realidade profissional dos participantes.
RESULTADOS ESPERADOS
O programa consubstancia a compreensão de que o conhecimento – valor intangível – passou a ser o meio dominante, o substituto último de todos os meios de produção. Nesse novo contexto, a escrita profissional ganha relevo todo especial. Dominá-la com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento.
Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:
• Aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos técnicos e de documentos oficiais;
• Atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
• Implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos profissionais que produzem;
• Rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.
CARGA HORÁRIA
16 horas/atividade
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – INTRODUÇÃO
1. A empatia e assertividade no ato de escrever;
2. Plain Language – Linguagem Simples no Setor Público: uma questão de cidadania;
3. Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
4. Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
5. Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
6. O que faz a qualidade dos textos profissionais;
7. A linguagem dos documentos oficiais.
MÓDULO II – PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;
2. Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
3. Competência textual: escrever de forma adequada;
4. A elaboração do texto – mecanismos geradores;
5. O uso da linguagem técnica;
6. Os níveis de linguagem;
7. Vícios de linguagem;
8. Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
9. Semântica: palavras e expressões adequadas;
10. Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
11. Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor.
MÓDULO III – AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES: REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS COM BASE NA TERCEIRA EDIÇÃO DO MANUAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, ATUALIZADA E AMPLIADA, PUBLICADA EM 27/12/2018
1. Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;
2. Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
3. Signatário;
4. Cargos interino e substituto;
5. Signatárias do sexo feminino;
6. Grafia de cargos compostos.
MÓDULO IV – TIPOS DE DOCUMENTOS
1. Variações dos documentos oficiais;
2. Correio Eletrônico (E-mail ) como documento oficial de comunicação;
3. Valor documental;
4. Forma e Estrutura;
5. Ofício;
6. Ofício conjunto;
7. Ofício conjunto circular;
8. Forma de tratamento;
9. Endereçamento;
10. Elaboração de Documentos Oficiais com base no Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019).
MÓDULO V – ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO TÉCNICO
1. Macroestrutura do texto argumentativo
2. Formas de persuasão
3. Argumentos e contra-argumentos
4. Planejamento do texto
MÓDULO VI – OS RELATÓRIOS E DEMAIS DOCUMENTOS TÉCNICOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
1. O texto técnico profissional;
2. As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
3. Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
4. A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos;
5. A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
6. Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
7. Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas).
MÓDULO VIII – PADRONIZAÇÃO
1. Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
2. Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
3. Escrita de números no texto;
4. Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
5. Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998.
MÓDULO IX – QUESTÕES GRAMATICAIS APLICADAS AOS TEXTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS
1. Concordância verbal;
2. Concordância nominal;
3. Regência verbal;
4. Regência nominal;
5. Acentuação gráfica;
6. Emprego de iniciais maiúsculas;
7. Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;
8. Pronomes demonstrativos;
9. Pronomes de tratamento;
10. Crase;
11. Verbos com duplo particípio;
12. A nova ortografia da língua portuguesa;
13. Emprego do porquê;
14. Uso de siglas;
15. Abreviaturas;
16. Escrita de horas, datas e números;
17. Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão);
18. Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
19. Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.
INSTRUTORA
SUELY COBUCCI
Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci – Desenvolvimento Humano Ltda., Mestre em Liderança, Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER – Universidade Iberoamericana Espanha/Brasil, Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB – Universidade do CEUB, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life &Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012) licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council.
Consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira e última edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.
Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação e Estilo do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação da Embrapa.
Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É professora do Cespe – Centro de Seleção e Promoção de Eventos – na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público.
Autora do livro: REDAÇÃO OFICIAL – Como Escrever Textos Empáticos e Convincentes. Editora Contexto, 2022.
Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.
Instrutora dos cursos:
Elaboração de Relatórios, Pareceres e Notas Técnicas;
Redação Oficial;
Atualização gramatical;
Gestão e Liderança nas Organizações Públicas.
É parceira de diversas instituições públicas e privadas, com sólida atuação como instrutora e palestrante, oferecendo consultoria e treinamento em todo o Brasil.