ATUALIZE-SE!
ÚLTIMAS VAGAS para Salvador/BA!
TURMA CONFIRMADA! Inscreva-se aqui

Cursos

Elaboração de Relatórios e Pareceres Técnicos
12/03/2018 a 13/03/2018
Local: Rio de Janeiro/RJ
Palestrante: Paula Cobucci ou Sueli Cobucci


(Abordagem do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa)
No Rio de Janeiro - RJ, dias 12 e 13 de março de 2018

OBJETIVO

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir relatórios e pareceres técnicos, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto administrativo tornando a redação eficaz. 

PÚBLICO ALVO
Profissionais que lidam ou se interessam pela elaboração e/ou produção de Pareceres e Relatórios Técnicos. É importante o domínio das técnicas básicas da redação de um texto escrito, tanto na esfera pública como privada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Princípios norteadores da produção textual
A comunicação e sua importância
Competência textual: escrever de forma adequada
A elaboração do texto – mecanismos geradores
O uso da linguagem técnica
Os níveis de linguagem
Estilo e linguagem do moderno texto técnico
Semântica: palavras e expressões adequadas
Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades  informacionais do leitor;
Como adequar a linguagem ao público e ao contexto situacional da mensagem;
Como deixar claras as ações que se pretende desencadear;
Como evitar vícios de linguagem, capazes de afetar a credibilidade do redator e, consequentemente, da instituição a que pertence.

Construindo a lógica das informações
A ordenação de ideias visando à coerência textual;
Os elementos da coesão textual, fundamentais para o encadeamento das ideias entre parágrafos. 

Expandindo o texto
A divisão do texto em partes, capítulos, seções e subseções;
A organização e a expansão do corpo do texto;
A estrutura Deve/Pode/Convém;
Os anexos, as notas pé-de-página e as notas de texto. 

Argumentação do Texto Técnico
Macroestrutura do texto argumentativo
Formas de persuasão
Argumentos e contra-argumentos
Conceitos de relatórios e pareceres
Tipos de pareceres e relatórios técnicos
Estrutura de parecer e relatório técnico
Técnicas para escrever pareceres e relatórios
Conceito, importância, especificidades e impacto na gestão
A formalização do Relatório e do Parecer em função do contexto
Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão
Recursos de formatação e ilustração

Gramática Oficial (atualizada pelas novas regras ortográficas válidas a partir de 1º de janeiro de 2009), aplicada aos relatórios e pareceres técnicos.

FACILITADORAS

Paula Cobucci

Professora, consultora empresarial e palestrante.

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Graduada em Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela UnB.

Participa da Comissão responsável por atualizar e revisar o Manual de Redação da Presidência da República.

Foi professora da Universidade de Brasília, responsável pelas disciplinas Ensino e Aprendizagem da Língua Materna e Oficina de Textos Acadêmicos.

Foi professora da Pós-Graduação Latu Sensu da Universidade Católica de Brasília.

É instrutora da Escola de Administração Fazendária (Esaf) dos cursos de Atualização em Língua Portuguesa e Redação Oficial. E do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público.

Foi coordenadora de cursos e tutora da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Autora dos seguintes livros:

Leitura e Mediação Pedagógica (2011), Parábola Editorial.

Por que a Escola Não Ensina Assim? (2014), Parábola Editorial.

Redação Oficial – Exigência de Qualidade nas Organizações (no prelo).

Suely Cobucci

Educadora Empresarial, Consultora em RH, Diretora da EIT – Equipe Integrada de Treinamento Ltda. Mestranda em Liderança pela Unisa – Universidade de Santo Amaro-SP, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB, Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa.
Instrutora ministrando os cursos: Secretariar com Eficiência, Negociação no Setor Público, A Busca da Excelência no Atendimento ao Cidadão, Desenvolvimento de Gerentes Intermediários, Mobilizando Equipes, Didática para Instrutores, Formação de Multiplicadores e Oratória – A Arte de Falar em Público.
Instrutora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/DF, Paraná e Nacional) ministrando os Cursos SEBRAE/IDEAL - Atitudes e Comportamentos de um Líder de Vanguarda, Desenvolvimento Gerencial, Negociação – Vendendo suas Idéias, Relações Interpessoais, Telemarketing, Técnicas de Vendas, Planejamento e Organização de Eventos e Oratória.
Atua em outras instituições em todo o Brasil, entre elas: AGU (Advocacia Geral da União), INFRAERO, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Escola Fazendária – ESAF, Escola de Gestão Pública, Escola Nacional de Governo, Procuradoria-Geral da República, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Campinas – UNICAMP, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina de Botucatu,  Escola de Empreendedores – UnB, Banco do Brasil,  Banco Central do Brasil, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho- 10ª Região, Tribunal Regional do Trabalho/Maceió,Tribunal Regional Eleitoral - Palmas/Tocantins, Tribunal Regional Federal – 2ª Região, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores, Cespe/UnB, Polícia Federal, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Federal de Contabilidade, Conselho da Justiça Federal, Conselho Regional de Contabilidade Belém-Pará/DF, SUFRAMA, SEPLAN - Secretaria de Planejamento do Ceará, ANVISA, FUNASA, INCRA, FUNCEF, SOF – Secretaria de Orçamento Federal, INFRAERO, ELETRONORTE, ASBACE, TERRACAP, Secretaria do Tesouro Nacional, Sindicato das Secretárias e Secretários do DF, Petrobrás/RJ, dentre outras.

SOBRE O EVENTO
Carga Horária: 16h/a, nos horários de 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
 Investimento: R$ 1.970,00 (mil novecentos e setenta reais) por participante.
 Incluso: 02 almoços, 04 Coffee Breaks, Material de Apoio (pasta, caneta, bloco de anotação e apostila) e certificado de conclusão. 

SOBRE A FORMA DE PAGAMENTO

Por meio de Nota de Empenho (Órgãos Públicos), depósito bancário, ordem de pagamento, DOC na Conta do Banco do Brasil Agência 3477-0  Conta Corrente 124365-9.  

INSCRIÇÃO: INFORMAÇÕES IMPORTANTES
⇒ A confirmação da inscrição é feita mediante a Nota de Empenho e/ou comprovante bancário;
⇒ Para a confirmação da inscrição é necessário que a Nota de Empenho seja enviada para o e-mail: treinamento@pregaoecursosdigital.com.br ou para o FAX: (61) 3202-2608, caso não consiga enviar, entre em contato conosco com no máximo até 05 (cinco) dias úteis de antecedência da realização do evento;
⇒ Sem o Empenho a inscrição não é confirmada;
⇒ A realização do evento está sujeita a quórum de participantes, podendo a empresa optar pela prorrogação ou cancelamento. Por isso colabore para a viabilização dos eventos, efetuando sua inscrição com antecedência. Os eventos são confirmados com até 05 (cinco) dias úteis de antecedência. Obs.: Não restituímos valores pagos de custos decorrentes da não confirmação do evento;
⇒ CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES – O cancelamento deve ser informado com até 05 (cinco) dias úteis antes da realização do evento. Após esse prazo pode ser solicitado a substituição do participante ou carta de crédito no valor da inscrição;
⇒ A AOF reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso, bem como substituir o docente por critério da empresa ou motivo de força maior.   


DADOS PARA EMISSÃO E/OU ENVIO DA NOTA DE EMPENHO
⇒ Razão Social: AOF CURSOS E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EIRELI - EPP
⇒ Endereço: SHCN CL Quadra 310 Bloco A, sala 202, CEP: 70.756-510 – Asa Norte – Brasília, DF
⇒ CNPJ: 05.412.947/0001-23 - Inscrição Estadual: 07.474.320/001-60
⇒ Empresa cadastrada no SICAF

TODOS OS NOSSOS CURSOS PODERÃO SER REALIZADOS  "IN COMPANY" POR TODO O BRASIL

SOLICITE-NOS UMA PROPOSTA!!!


 Qualquer dúvida ou maiores informações/inscrições telefones:
(61) 3033-4008 / 3202-2608
E-mail: treinamento@pregaoecursosdigital.com.br

formacao@pregaoecursosdigital.com.br
Site: pregaoecursosdigital.com.br

 

Free Bootstrap Blog Theme - Start Bootstrap

Agenda de cursos

Fique por dentro dos novos cursos e faça sua inscrição.

Ver calendário completo

Pregão e Cursos Digital

Treinamento é o melhor investimento!

© Copyright 2018 - AOF Pregão Digital - Todos os direitos reservados.